Uesc viabiliza declaração do IRPF de forma gratuita, em Ilhéus e Itabuna

Palavras-chave:
Foto: Divulgação

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), vai oferecer, gratuitamente, a elaboração da declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF). Os interessados podem dispor do serviço no Espaço CEU, localizado no térreo do Pavilhão Adonias Filho, no período de 15 abril a 31 de maio, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h.

A prestação do serviço, que é coordenado pelo professor Genesys Olliveira Martins, será estendido com atendimento ao público no Sindicato Rural de Ilhéus, situado na Rua Eustáquio Bastos, nos dias 6 e 7 de maio, das 9h ao meio-dia, e na Praça José Bastos, em Itabuna, das 9h às 16h. O NAF também vai atender ao público no Espaço Colaborar, instalado no Cepedi, na Avenida Professor Milton Santos, no bairro Cidade Nova, em Ilhéus, nos dias 14 e 16 de maio, das 9h ao meio dia, e ainda no Shopping Jequitibá, em Itabuna, nos dias 27 e 31 de maio, das 14h às 21h.

O professor Genesys Martins lembra que o projeto do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é desenvolvido pela Receita Federal do Brasil, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, a fim de proporcionar aos acadêmicos a aplicação dos conhecimentos teóricos e também prestar serviços contábeis, fiscais e jurídicos gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. O NAF, na Uesc, foi implantado em 2023 e? durante os dez meses de funcionamento, atendeu a 1.574 pessoas para regulamentação do CPF e declaração do IRPF, MEI e ITR. “Com esse resultado, ficamos na 31ª posição no ranking nacional que envolve mais de 400 NAF`s em todo Brasil e em 6º lugar entre os Núcleos do Regional, que reúnem unidades nos estados da Bahia e de Sergipe".

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, destaca que o NAF, em parceria com Receita Federal, é um projeto de extensão que contribui para o desenvolvimento de estudantes, unindo os conteúdos abordados em sala de aula às práticas desenvolvidas pelo projeto. O mercado de trabalho exige, além das competências exclusivas da profissão, habilidades que o tornem um profissional diferente dos demais e, para isso, é necessária uma formação qualificada. "A nossa UESC vem fazendo isso e beneficiando, sobremaneira, a sociedade",  afirma.

Para o diretor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC), professor Iracildo Silva Santos, o Núcleo favorece a comunidade externa e, também, os segmentos da própria UESC. "O curso de Ciências Contábeis busca formar profissionais comprometidos com a sociedade. O NAF é um aliado, pois tem a finalidade de capacitar os estudantes para a prática contábil e tributária na forma de assessoria".

Notícias Relacionadas