Unidades da rede estadual de ensino podem se inscrever até 15/11 no PDDE Escolas Sustentáveis

Escolas da rede pública têm até o dia 15 de novembro para enviar o plano de ação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Escolas Sustentáveis, que prevê a destinação de recursos financeiros às unidades da educação básica a fim de favorecer a melhoria da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental. Em 2014, o repasse dos recursos fundamenta-se na resolução do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) nº 18, de 03 de setembro de 2014, disponível no site da instituição (www.fnde.gov.br).

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Fabio Barbosa, ressalta que o PDDE Escola Sustentável visa fortalecer a educação ambiental nas práticas pedagógicas das escolas de educação básica, tal como preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. “Além disso, o programa busca incentivar as escolas brasileiras a realizarem a sua transição para a sustentabilidade socioambiental, convertendo-se em espaços educadores sustentáveis”, afirmou.

>> Baixe aqui a lista das escolas priorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) pode ser conferida no endereço

>> Baixe aqui o Guia de Orientação

>> Baixe aqui os materiais pedagógicos que podem subsidiar a elaboração do plano de ação

Os recursos serão destinados com foco na inclusão da temática socioambiental no projeto político pedagógico da escola, bem como para o apoio à criação e ao fortalecimento das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-vida), e para a adequação do espaço físico da escola de maneira a aprimorar a destinação de resíduos e obter eficiência energética, entre outras iniciativas.

Fábio Barbosa explica que os espaços educadores sustentáveis são definidos como aqueles que, em seu fazer pedagógico, criam condições para promover a cultura da sustentabilidade socioambiental. “Esses ambientes refletem a intencionalidade de forma articulada no currículo, nas edificações, no seu modelo de gestão e nas relações escola-comunidade, buscando, sobretudo, possibilitar a experiência do sujeito ecológico”, enfatiza.