Produção de material didático específico

Produção de material didático específico

A Secretaria da Educação, em parceria com o MEC/FNDE vem investindo na publicação de materiais didáticos construídos nos momentos de formação dos professores indígenas e tendo como referência a prática pedagógica das diversas escolas indígenas, respeitando e valorizando o potencial artístico, literário dos professores. Tem como objetivo o fortalecimento da cultura dos povos, elemento fundamental na construção de um projeto de escola indígena diferenciada, específica, comunitária, que contemple a interculturalidade e a diversidade.

Refletindo o saber e a prática educativa dos professores, os livros abrangem as áreas de Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes, onde é considerado e ampliado o saber desenvolvido na prática docente das escolas indígenas. Possibilitam aos alunos o acesso a material específico concernente a sua cultura, fortalecendo a reafirmação cultural, além de constituir-se em subsídio importantíssimo para os professores na organização pedagógica do processo ensino aprendizagem.

Para tanto, alguns livros são acompanhados de material de orientação pedagógica, elaborados pelos próprios professores indígenas, organizados por especialistas. A publicação de um material dessa natureza pode ser considerada inédita no país por reunir elementos tão importantes de fortalecimento, valorização e divulgação da cultura dos povos, reconhecimento e visibilidade da competência dos professores indígenas, consubstanciado também pelos Referenciais Curriculares Nacionais para as Escolas Indígenas e pelo projeto de educação de cada povo. A vinculação da formação com a produção do material exige uma metodologia específica que permita o diálogo constante com os professores e comunidade num exercício de elaboração, revisão, reorganização, visando produzir um material que retrate fidedignamente a vida, a cultura, as idéias e ideais das comunidades. Fruto dessa política, temos alguns livros publicados,  e outros em andamento:

Livros Publicados

  • TUXÁ  Ibotirama: Vida e Cultura do Povo Tuxá de Ibotirama
  • Alfabetização nas escolas Pataxó
  • Vivendo, Lendo e Escrevendo a História Pataxó Hã Hã Hãe
  • Ler e Escrever Alfabetização nas escolas Kiriri e Kaimbé
  • Nosso Povo: Leituras Kiriri – Educação Diferenciada na Visão do Povo Kiriri
  • Leituras Pataxó – Taízes e Vivências do Povo Pataxó nas Escolas


Livros em produção

  • Livro de alfabetização da aldeia tupinambá serra do padeiro
  • Pesquisa e práticas pedagógicas – escolas  kantaruré, pankararé, e  xucuru kariri
  • Caderno de orientação metodológica – alfabetização
  • Livro de arte educação dos professores indígenas da bahia
  • Kuin  kahab – histórias do povo pataxó hã hã hãe


Os livros elencados acima, contribuem substancialmente, visto a grande necessidade de materiais didáticos específicos e vai ao encontro dos objetivos da Educação Escolar Indígena, que orienta a publicação de material diferenciado e de acordo com as expectativas e demandas de cada etnia indígena, como afirma Silva.

“[...] a escola, um dos principais instrumentos usados durante a história do contato para descaracterizar e destruir as culturas indígenas pode vir a ser hoje na mão dos próprios povos indígenas um instrumento decisivo na reconstrução e na afirmação das identidades. O desafio que se coloca é o de  pensar as escolas indígenas em seus limites e possibilidades, dentro da realidade atual, cada dia mais norteada por tendências homogeneizadoras e globalizantes” Silva (2000, p.64).

Notícias Relacionadas