Sistema de Avaliação Baiano de Educação - SABE

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com as Unidades Estaduais de Ensino, vem, desde a Semana Pedagógica, projetando e implementando ações para garantir que ao longo do ano letivo, cada uma das escolas, seja espaço de acolhimento, de pertencimento e da garantia dos direitos de aprendizagem, para todos (as), e para cada um (a) dos (as) estudantes baianos (as).

Nesse contexto, ocorre a implementação do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) com o objetivo de fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da SEC e das escolas nos processos de aprendizagens dos estudantes.

Assim, em 2019, o SABE disponibilizará para as escolas os seguintes instrumentos avaliativos:

1. Avaliação Diagnóstica – com a finalidade identificar alguns conteúdos e habilidades que já foram desenvolvidas pelos estudantes, bem como os objetos do conhecimento que precisam ser fortalecidos.

2. Atividade de Apoio ao Aluno – exercícios que visam fortalecer as aprendizagens dos estudantes, considerando os dados obtidos na avaliação diagnóstica.

3. Avaliação Formativa – pretende apresentar mais informações que possam subsidiar a adoção de novas estratégias pelos professores para potencializar as aprendizagens dos estudantes.

4. Prova SABE – avaliação externa, com a mesma metodologia das avaliações do Saeb, que tem por finalidade aproximar os estudantes dos procedimentos exigidos em diversas avaliações usadas nacionalmente e subsidiar as escolas com informações sobre a evolução das aprendizagens dos estudantes, por meio de instrumentos calibrados, para melhoria dos processos de ensino e das aprendizagens.

O Cronograma do SABE detalha conjunto das atividades avaliativas definidas para o ano letivo de 2019.

*EM CASO DE DÚVIDAS, ENVIE E-MAIL PARA O SUPORTE: sabesuporte@enova.educacao.ba.gov.br ou entre em contato pelo TELEFONE: (71)3115-1300.