SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.
O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala:

Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. Apresenta os resultados do país como um todo, das regiões geográficas e das unidades da federação.

Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.

A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA: avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA foi incorporada ao Saeb pela Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013

A Aneb e a Anresc/Prova Brasil são realizadas bianualmente, enquanto a ANA é de realização anual.

Os resultados dessas avaliações são disponibilizados sempre nos anos seguintes ao ano da aplicação e podem ser acessados no portal do Inep.
O último resultado da Prova Brasil 2013(Anresc), disponibilizado em 2014, apresenta indicadores contextuais sobre as condições em que ocorre o trabalho da escola e as médias de desempenho de "Escolas Similares", que expressam os resultados de um grupo de escolas com características semelhantes às de cada escola.

Isso possibilita uma comparação entre escolas similares, evitando ranqueamento entre escolas com contexto completamente divergentes. Foram levados em consideração os dados de dois indicadores: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente.
De posse das informações e dados relativos aos resultados da escola, a equipe escolar poderá verificar o percentual de alunos posicionados em cada nível das escalas de proficiência de Língua Portuguesa (Leitura) e Matemática e analisar pedagogicamente os resultados, com base na descrição das habilidades referentes a esses níveis descritos em cada escala. As escalas possuem um número de níveis que compreendem um conjunto de habilidades. Esse conjunto de habilidade ajuda a entender.

É preciso que as escolas analisem as ações que estão implementando e que ajudam a melhorar o desempenho dos estudantes e o que ainda é preciso ser feito para potencializar o processo de ensino e de aprendizagem, considerando os dados revelados nos resultados da sua escola.
O Boletim da escola pode ser visualizado clicando aqui

Nos boletins é possível ver o percentual de alunos que participaram da avaliação, a distribuição Percentual dos Alunos por Nível de Proficiência em cada disciplina avaliada, por escola, município, estado e no Brasil. Há um comparativo desses percentuais por nível de proficiência entre a escola avaliada e escolas similares. Por último, o boletim apresenta a média da escola, do município, do estado e do Brasil e a média de escolas com características similares.

Os resultados da Prova Brasil são utilizados no cálculo do Ideb.

Resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)
Os resultados da ANA 2013 foram divulgados considerando 4 níveis para Leitura e 4 níveis para Matemática.  Os resultados da escrita além dos 4 níveis, apresenta também o percentual de estudantes que não receberam nenhuma pontuação (S/P – sem pontuação) por  conter a escrita de palavras sem relação semântica com a imagem apresentada ou escrita incompreensível.
ESCRITA: NÍVEIS 1  -  2  -  3  -  4
LEITURA: NÍVEIS  S/P  -  1  -  2  -  3  -  4
MATEMÁTICA: NÍVEIS 1  -  2  -  3  -  4

Os níveis indicam o percentual de estudantes participantes da avaliação naquela escola. Cada gestor deverá ver o conjunto de habilidades descritas em cada nível das escalas e o percentual de estudantes que se encontra em cada nível para refletir pedagogicamente sobre tais resultados e propor medidas interventivas para melhorar ou potencializar seus resultados.
Assim, fizemos um levantamento de quantitativos de escolas, considerando maior percentual nos níveis:
1 (mais baixo) – em leitura, matemática e escrita
4 (mais alto) – em leitura, matemática e escrita
S/P (sem pontuação em escrita)

A forma de apresentação dos resultados da ANA sem as médias das escolas, apenas com o percentual de alunos por nível de desempenho, não permite que seja feita uma análise mais aprofundada em relação à média dos municípios.
Os resultados finais da ANA 2013 estão disponíveis para acesso das escolas por meio do link: http://ana.inep.gov.br/ana/. Para conhecer os resultados o Diretor Escolar deverá utilizar seu CPF e senha.

GUIAS

>> Guia do Estudante