Dignidade Menstrual - Programa

A dignidade menstrual é um direito de cada adolescente e jovem que menstrua. Infelizmente, a pobreza menstrual afeta quem vive em situação de vulnerabilidade e condições de pobreza, por vezes, sem acesso a insumos como, absorvente, água, serviços de saneamento básico, banheiro ou outros recursos para higiene e conhecimento mínimo do corpo. Em razão das dificuldades enfrentadas, muitas das pessoas que menstruam faltam às aulas durante o período do ciclo, em média 5 dias por mês, ou até mesmo abandonam a escola,  afetando, assim, o processo educativo e de socialização dessas pessoas. 

 

Segundo a ONU, estima-se que uma em cada dez meninas, no mundo, falte aulas quando estão menstruadas por não ter produtos de higiene específicos. Diante desse cenário, o Governo da Bahia, por meio das Secretarias da Educação e de Políticas para as Mulheres, apresenta o Programa “Dignidade Menstrual” de forma a contemplar iniciativas para a redução da pobreza menstrual na Bahia, mediante resgate da dignidade humana para pessoas que menstruam, por meio da distribuição dos absorventes para pessoas em condição de pobreza/extrema pobreza, durante todo o ano, da realização de processos formativos com estudantes, professores e gestores e disponibilização de cartilhas educativas/ informativas. 

 

Acreditamos que as discussões sobre esse tema e, principalmente, a quebra de tabus, que ainda estão presentes em nossa sociedade em torno da menstruação - e a formação de uma nova cultura comportamental possam ser estimulados em nossas escolas no que tange à saúde menstrual. Ademais, a escola é lugar de compartilhar conhecimento, de afeto, de cooperação, de empatia e, principalmente, de todEs e para todEs! 

Notícias Relacionadas