Could not display the flash because sites/default/files/private/midiateca/audios/2016/secretario-da-educacao-walter-pinheiro-colegio-estadual-luis-tarquinio.mp3 does not appear to exist.

Secretário Walter Pinheiro visita escola onde estudou na Boa Viagem

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

O Colégio Estadual Luiz Tarquínio, no bairro de Boa Viagem, nesta sexta-feira (10), recebeu a visita do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, onde ele estudou entre 1972 e 1975. No diálogo com estudantes, professores, gestores e funcionários, Pinheiro ouviu a comunidade escolar sobre as demandas existentes, os projetos desenvolvidos e falou sobre ações que pretende implantar na escolaO secretário também visitou o Centro de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (Ceep), no bairro de Nazaré.

“A coisa que mais de chamou a atenção é que a escola preservou uma das coisas mais importantes que tinham na minha época, que é o empenho, a vontade e a paixão que as pessoas que aqui estudam e trabalham têm pela escola. Reconhecemos que esta é uma escola muito boa, mas que precisamos melhorar mais, para que a gente possa fazer desta unidade uma referência para a Cidade Baixa, aproveitando que é de tempo integral e trazendo no contraturno outras experiências que sirvam para ajudar na vocação e na formação profissional dos estudantes que aqui estão”, afirma.

Leia também: Governador e secretário Walter Pinheiro visitam escola estadual em Ibiassucê

Para tanto, o secretário Pinheiro falou sobre as parcerias que estão sendo viabilizadas. “Já estamos tentando uma parceria com a Telebras que é um provedor, a empresa responsável pela questão de estrutura de rede e fibra ótica e o Ministério da Educação para ver se a gente consegue adotar algumas práticas, como o uso de ferramentas audiovisuais em sala de aula, a implantação de cursos de programação de computadores, e com o Sistema S e a nossa Superintendência de Educação Profissional, a implantação da Educação Profissional aqui no Luiz Tarquínio”, destaca.

O secretário recebeu, emocionado, o seu histórico escolar. Durante a conversa com os estudantes, disse: “ganhei minha vida dando aulas como monitor de Matemática na Escola Técnica. Eu despertei esta minha vocação a partir do que aprendi aqui nesta escola”. Atenta às palavras do secretário, a estudante Ariane Brandão, 17 anos, 3º ano, disse que é fundamental esta proximidade entre a Secretaria da Educação e a escola. “Precisamos reforçar essa relação para que os projetos propostos melhorem a escola pública. Assim como o secretário, também quero dizer, no futuro, que tive orgulho de estudar nesta escola”, acrescenta.

O estudante do 7º ano do Ensino Médio, Eduardo Horta, 12, falou da alegria de estudar no Colégio Luiz Tarquínio. “Temos um espaço muito bacana. Com a educação integral posso ficar o dia todo com meus colegas tendo, além das aulas em sala onde gosto muito da disciplina de Língua Portuguesa, atividades recreativas no salão de jogos.”

O vice-diretor, Pedro Anselmo, também ex-aluno, destacou a importância da visita do secretário para a unidade. “Pinheiro é um ex-estudante ilustre que veio conhecer nossas demandas e apresentar novas propostas. Isto é muito inspirador para nossos estudantes”.

O secretário Walter Pinheiro também esteve no Centro de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira. No encontro, ele conversou com a diretora Jussara Santos e professores sobre demandas da unidade e destacou a importância de promover estágios. “Por meio do ‘Primeiro Estágio - Primeiro Emprego’, promovido pelo programa Educar Para Transformar, podemos utilizar os nossos técnicos da rede estadual, ao invés de buscarmos profissionais terceirizados, criando mais oportunidade aos alunos”, afirmou Pinheiro.

>> Escute o áudio com a entrevista do secretário

You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.